O grande trabalho de Tiago Degaspari


Publicado em 24 de fevereiro de 2017

Parente dos lobos selvagens e dos cachorros domésticos, o lobo-guará é um animal típico do Cerrado e maior canídeo da América do Sul, podendo atingir até um metro de altura e pesar 30 quilos. Pode ser encontrado em regiões da Argentina, Bolívia, Paraguai, Peru, Uruguai e Brasil. E não é que o bichano gosta de ‘passear’ por terras de Iracemápolis. Altivo, esguio e elegante, também é conhecido como lobo-de-crina e lobo-vermelho, nomes atrelados a sua bela pelagem laranja-avermelhada, que o torna um dos mais belos animais brasileiros. Na natureza, vive cerca de quinze anos. A cada gestação, que dura pouco mais de dois meses, nascem em média dois filhotes.

Apesar do porte imponente e da alcunha de “lobo”, é tímido, solitário e praticamente inofensivo, preferindo manter distância de populações humanas. Usa suas presas para se alimentar de pequenos animais, como roedores, tatus e perdizes, além de frutos variados.

Ele é avistado normalmente circulando por grandes campos nos fins de tardes e durante as noites. Nessa rotina, costuma cruzar estradas onde muitas vezes é atropelado ou caçado.

Quem não viu a reportagem no programa ‘Terra da gente’ em julho de 2015 corra ver! (link: http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/videos/t/edicoes/v/bloco-1-lobo-guara-em-iracemapolis-fonoteca-da-unicamp/4329215/).

Que não conhece o trabalho do Iracemapolense Tiago Degaspari corra conhecer!

Tiago além de ser um ótimo fotógrafo é um cara preocupado com a natureza. Esteve à frente de um lindo projeto chamado Passarinhar, com fotografias belíssimas que retratam principalmente a rica flora do território de Iracemápolis, disponível na biblioteca Municipal.

Dia 17, sexta-feira passada, em Belo Horizonte, Tiago lançou um novo projeto. Trata-se do livro ‘BH Nossa Natureza’. O livro de fotografia retrata a natureza no entorno da capital mineira e tem o objetivo de despertar a sensibilidade pela preservação do meio ambiente. Precisamos cada vez mais de pessoas com esse intuito. Antes que seja tarde. Parabéns Tiago!
Visite: http://www.ecofoto.com.br/livro-bh-nossa-natureza/

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.