Quarentinha nos Esportes – 04 de dezembro de 2015


Publicado em 4 de dezembro de 2015

Brasileirão Série A

Guia da rodada final: saiba o que seu time precisa fazer no próximo domingo. Nove equipes ainda têm muito o que disputar no Brasileirão. Veja as chances matemáticas e os resultados necessários para cada um.

Nos extremos da tabela, tudo decidido: Corinthians campeão, Joinville rebaixado. A primeira e a 20ª são as únicas posições que não podem mais trocar de dono no Brasileirão. Entre uma ponta e outra, ainda há muita coisa em jogo. No próximo domingo, com todas as partidas às 17h, a 38ª e derradeira rodada da Série A promete emoção de sobra para pelo menos nove times. Da luta pela última vaga na Libertadores 2016 até a briga de foice para escapar da degola, passando pela disputa financeira das premiações, saiba o que cada um precisa fazer na rodada final e quais são as chances de acordo com o site InfoBola, do matemático Tristão Garcia.

A ÚLTIMA VAGA NO G-4

Com o Santos em sétimo lugar e sem chances de chegar entre os quatro primeiros, acabou essa história de G-5, mesmo que o Peixe conquiste a Copa do Brasil. Agora a disputa por um lugar na Libertadores 2016 via Brasileirão é clara. Corinthians, Atlético-MG e Grêmio estão garantidos. A última vaga está entre São Paulo e Internacional. Se o Tricolor vencer o Goiás, fora de casa, garante o posto. Se empatar, só perde a vaga se o Inter ganhar do Cruzeiro em casa e tirar um saldo de sete gols (os paulistas têm +5, os gaúchos têm -1). Para o Colorado, só a vitória sobre a Raposa interessa. Ainda assim, é preciso torcer por uma derrota são-paulina no Serra Dourada para não depender desse saldo quase impossível de alcançar.

REBAIXAMENTO

Na luta para escapar da degola, a situação é bem mais complexa. O Joinville é o único que já está rebaixado. Do Coritiba (15º colocado) ao Goiás (19º), tudo pode acontecer. Saiba o que cada time precisa fazer para se salvar, e veja na tabela abaixo as chances de cada clube de acordo com os cálculos do matemático Tristão Garcia.

Coritiba (15º lugar, 43 pontos) – Basta um empate com o Vasco em casa – por isso, segundo Tristão, o risco de rebaixamento é de apenas 1%. Mesmo que perca, pode escapar com uma combinação de resultados. Para o Coxa cair, é preciso que seja derrotado e que Avaí e Figueirense vençam Corinthians e Fluminense, respectivamente. O Figueira ainda teria de tirar uma diferença de quatro gols no saldo.

Avaí (16º lugar, 41 pontos) – Se vencer o Corinthians em Itaquera, escapa. Se empatar, precisa torcer por tropeços de Figueirense e Vasco (vitória de um dos dois rebaixaria o Avaí). Se perder e um desses dois rivais empatar, ficaria igual no número de pontos, mas com uma vitória a mais no critério de desempate. O risco de uma derrota do Avaí é uma vitória do Goiás. O time esmeraldino igualaria o catarinense em pontos e vitórias, mas passaria no saldo de gols. O risco de cair, de acordo com o InfoBola, é de 66%.

Figueirense (17º lugar, 40 pontos) – Se perder ou empatar com o Fluminense em casa, estará rebaixado. Precisa vencer e torcer por um desses cenários: 1) Avaí não vencer o Corinthians; 2) Coritiba perder para o Vasco, e nesse caso seria preciso tirar uma diferença de quatro gols no saldo. O risco de rebaixamento é de 57%.

Vasco (18º lugar, 40 pontos) – Se perder ou empatar com o Coritiba fora de casa, estará rebaixado para a Segunda Divisão. O Gigante da Colina precisa vencer no Couto Pereira e torcer para que aconteçam esses dois cenários: 1) Figueirense não vencer o Fluminense; 2) Avaí não vencer o Corinthians. Não é nada fácil a situação do time carioca, com risco é de 88%.

Goiás (19º lugar, 38 pontos) – A situação também é dramática, com risco de 88% de queda, apesar de ter dois pontos a menos que o Vasco – Tristão usa critérios como dificuldade do jogo, por exemplo. Se o Goiás perder ou empatar com o São Paulo em casa, estará rebaixado. Mesmo se vencer, precisa torcer por três cenários: 1) Figueirense não vencer o Fluminense; 2) Vasco não vencer o Coritiba; 3) Avaí perder para o Corinthians.

Acompanhe os jogos válidos pela 38ª e última rodada:

Domingo – dia 06 de
dezembro – 17h00:
Corinthians x Avaí
Santos x Atlético PR
Ponte Preta x Sport
Flamengo x Palmeiras
Internacional x Cruzeiro
Atlético MG x Chapecoense
Figueirense x Fluminense
Coritiba x Vasco
Goiás x São Paulo
Joinville x Grêmio

Copa do Brasil

Palmeiras vence o Santos por 2 a 1, faz 4 a nas penalidades e se torna campeão pela terceira vez.

O time do Santos, sensação do segundo turno do campeonato brasileiro, não foi páreo para o Palmeiras na decisão da Copa do Brasil. Com a Arena do Alianz Parque lotada, o Palmeiras conquistou o título com todos os méritos e entrou no seleto grupo dos campeões de 2015. Todo o time do Palmeiras mereceu elogios, porem o goleiro Fernando Prass e o atacante Dudu, artilheiro com dois gols, foram os destaques da partida.

Parabéns, nação esmeraldina.

Conheça os maiores campeões da Copa do Brasil:

Grêmio – 4 títulos
1989-1994-1997-2001.

Cruzeiro – 4 títulos
1993-1996-2000-2003.

Flamengo – 3 títulos
1990-2006-2013.

Corinthians – 3 títulos
1995-2002-2009.

Palmeiras – 3 títulos
1998-2012-2015.

São Paulo – muitos títulos, porem nenhum da Copa do Brasil.

Penúltimas do Esporte

Fifa abre processo contra Del Nero, e dirigente pode deixar a CBF

O Comitê de Ética da Fifa confirmou a abertura de processo administrativo contra o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, na quinta-feira. O processo contra Del Nero foi aberto em virtude de uma série de violações do código de ética da entidade. Ele corre o risco de ser suspenso pela Fifa e, consequentemente, deixar a CBF.

O dirigente foi desligado na semana passada do Comitê Executivo da Fifa após renunciar a cargo na Conmebol.

Del Nero é investigado pelo FBI há meses. Desde então, o dirigente faltou a todos os compromissos no exterior. Del Nero evitou, por exemplo, de acompanhar a seleção brasileira em amistosos nos Estados Unidos, em setembro. Ele também não compareceu à eleição da Fifa, no fim de maio, em Zurique.

Presidentes da Conmebol e da Concacaf são presos em operação na Suíça.

O Ministério da Justiça e a Polícia da Suíça confirmaram a detenção de mais dois dirigentes da Fifa na manhã da quinta-feira. O paraguaio Juan Ángel Napout, presidente da Conmebol, e Alfredo Hawit, hondurenho que preside a Concacaf e também acumula o cargo de vice-presidente da Fifa, foram presos na cidade de Zurique.

Os detidos hoje serão mantidos sob custódia das autoridades suíças à espera de uma decisão sobre os pedidos de extradição dos EUA.

Tá na internet!

Querem que nós tenhamos juízo? Como é possível?

Desde pequeno vimos o Tarzan andando nu.

A Cinderela chegava meia noite em casa.

O Pinóquio mentia pra caramba.

O Aladim era ladrão.

O Batman dirigia a 320 km/h.

A Branca de Neve morava com 7 homens.

O Popeye fumava erva.

E o Michey nunca se casou com a Minnie… O pior exemplo de todos!!!

Esses eram os exemplos que tivemos desde pequenos… E depois querem que tenhamos juízo???

Pensamento da Semana

Santos – campeão paulista, Corinthians – campeão brasileiro, Palmeiras – campeão da Copa do Brasil, São Paulo – 34 graus, tempo nublado sujeito a chuvas e trovoadas.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.