Vale a pena desligar o Wi-Fi do celular para economizar bateria?


Publicado em 12 de dezembro de 2014

Um questionamento que data do princípio da era dos smartphones: deixar ou não o Wi-Fi ligado quando você está na rua ou não está usando? O argumento a favor é que ele economiza bateria, mas segundo o Android Central, isso não é o suficiente. De acordo com o site, na maioria dos casos, vale muito mais a pena manter o Wi-Fi ligado.

O primeiro motivo: Wi-Fi não consome tanta bateria quanto a internet da rede celular, seja ela 2G, 3G ou 4G. Sim, os sensores consomem bateria procurando por redes Wi-Fi próximas, mas quem usa internet móvel está consumindo dados que, para a maioria das pessoas, são limitados.

Portanto, normalmente desligar o Wi-Fi e esquecê-lo assim significa gastar preciosos dados da sua franquia. A recomendação de mantê-lo desligado vale apenas para quem vai embarcar em uma jornada de um dia inteiro longe de qualquer hotspot. Mas para a maioria, que sai de casa para o trabalho e depois fazem o caminho de volta, a diferença é quase nula.

O segundo motivo: Wi-Fi também vale para localização. Se você precisa navegar por uma cidade repleta de redes de internet sem fio, seu celular consegue encontrar sua posição no planeta sem depender apenas do sinal de GPS, que muitas vezes acaba sendo impreciso e consome muita bateria. Com Wi-Fi, é possível receber orientações de deslocamento até para andar dentro de um shopping.

O terceiro motivo: Wi-Fi normalmente é gratuito. Você não deve se conectar a qualquer rede aberta por questões de segurança, mas quando você está em locais públicos, normalmente há uma abundância de redes acessíveis, algumas até mantidas pelas próprias operadoras de telefonia. Para todos os pobres mortais com franquia de dados limitada, é uma economia significativa.

Portanto: a dica é manter ligado, a menos que você se aventure na natureza, onde realmente não há sinal Wi-Fi por perto. Neste caso, vale mais a pena economizar o pouquinho a mais de bateria que seria desperdiçada caçando uma rede próxima. Se você quiser economizar o máximo de bateria, desligue o Wi-Fi e a internet móvel, mas, neste caso, seu smartphone vira praticamente um telefone comum.

Fonte: Android Central

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.