A salsicha do cachorro quente


Publicado em 4 de dezembro de 2015

Ter alguém por perto que deseja e age só para o nosso bem, sem aguardar recompensas é mesmo uma grande dádiva, quem tem alguém assim, tão especial, um amigo de verdade, nem sempre reconhece a riqueza que tem.

Uma antiga história conta que um velho mendigo, chamado Serapião, vivia perambulando pelas ruas da cidade acompanhado do seu amigo, um cachorro vira lata que atendia pelo nome de Malhado.

O mendigo não pedia dinheiro, aceitava um pão, uma banana, um pedaço de bolo ou um almoço feito com sobras de comida dos mais abastados.

Não ingeria bebida alcóolica, estava sempre tranquilo, mesmo quando não havia recebido nem um pouco de comida, dizia sempre que Deus lhe daria um pouco na hora certa.

Tudo que ganhava, dava primeiro para o cachorrinho vira lata, Malhado, que, paciente, comia e não saia de perto do amigo mesmo nos dias de maior escassez.

Um certo dia, um homem aproximou-se e perguntou a Serapião como ele e Malhado haviam se conhecido, e ele prontamente disse: – Nossa amizade começou com um pedaço de pão, ele parecia estar faminto e eu lhe ofereci um pouco do meu almoço, daí ele não me largou mais.

E a conversa continuou: – Serapião, você tem algum desejo na vida?

– Sim, tenho vontade de comer um cachorro quente, daqueles que a Dona Maria José vende ali na esquina.

– Só isso?

– É. No momento é só isso que eu desejo.

– Pois bem, vou satisfazer agora esse seu grande desejo.

O mendigo arregalou os olhos, deu um sorriso, recebeu o presente, agradeceu contente e em seguida tirou a salsicha, deu para o Malhado e comeu o pão com os temperos.

Sem entender nada, o homem perguntou: – Por que você deu para o Malhado, logo a salsicha?

– Ué, para o melhor amigo, o melhor pedaço!

E Serapião, com a boca cheia, continuou comendo alegre e satisfeito ao lado do seu amigo de todas as horas.

Talvez, você tem reclamado muito das coisas que lhe faltam e do que você não tem, e é bem verdade que há dias nos quais nos perguntamos até quando vamos viver determinadas situações.

Mas, pra que sua vida tenha mais satisfação, tente prestar um pouco mais de atenção nas pessoas que tirariam a salsicha de um cachorro quente desejado e a entregariam a você, sem pensar muito.

Reconheça a riqueza que você tem no afeto e na amizade de alguém e seja mais feliz com as preciosas coisas simples da vida.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.