Bola pra frente!


Publicado em 18 de julho de 2014

Ai meu Deus, lá vêm eles de novo! Lá vêm eles de novo! Leitores (as) a Alemanha não teve piedade, achincalhou a nossa seleção naquela semifinal emblemática, e pior, em território nacional. Não foi ridículo, foi impensável, inimaginável. Dizem alguns que os germânicos ainda tiraram o pé, pois ao contrário sairíamos com uns quinze sobre o lombo. Verdade seja dita, só vi cena tão constrangedora em jogo de pelada, na várzea. A brincadeira de criança, bobinho, onde um fica na roda tentando roubar a bola dos outros, é a que mais se enquadra numa comparação para explicar o que foi aquele jogo de um time só.

Aos quinze minutos já éramos duzentos milhões de embasbacados, aturdidos em frente aos televisores que pareciam fazer uma sessão de hipnose coletiva onde só se ouvia: gooooool da Alemanha. Não deu tempo nem de se emocionar tamanha a rapidez do rolo compressor alemão. Júlio César precisou de uma calculadora para não perder a conta, e pedia clemência. De nada adiantava. Nós torcedores, vestidos de verde e amarelo comíamos os quitutes engasgados.

Após cada gol e cada gole olhávamos para a TV para confirmar que não era replay.

Nelson Rodrigues depois do terceiro gol se despediu da minha pessoa. Exorcizado pelos alemães foi embora sem comentar o vexame, só o ouvi balbuciando: Vira-latas, eles voltaram!

Mas apesar do nosso futebol ser enterrado vivo, é importante lembrar que os vira-latas fora dos gramados também foram expostos ao ridículo, assim como nossos jogadores. Os “do contra” que antes bradavam que não haveria Copa tiveram que amargar a seguinte manchete da Folha de SP logo após o término do mundial: 83% dos estrangeiros aprovaram organização da Copa, diz Datafolha. É amigos (as) a Copa aconteceu, e apesar do nosso desempenho pífio o campeonato foi maravilhoso. Jogos inesquecíveis, resultados improváveis, emoção e principalmente, mostrou, ao contrário do que muitos acreditavam, que nós conseguimos sim, organizar eventos importantes em território nacional.

Quanto a Seleção Brasileira, é momento de repensar e fazer uma releitura geral do nosso futebol. Não é de hoje que ouvimos denúncias em relação a CBF (Confederação Brasileira de futebol). Cartolas, empresários e muito dinheiro estão envolvidos nos bastidores desse esporte que o Brasileiro escolheu como do seu coração.

É fato, e a Copa comprovou isso, que o Brasileiro realmente ama esse esporte. Não podemos, devido à derrota histórica, achar que tudo é ruim, tudo está errado. Ainda, queiram ou não, somos os únicos Pentacampeões. É preciso ouvir, por exemplo, o Bom Senso F.C., grupo de jogadores que reivindicam uma reorganização do futebol nacional.

A vitória Alemã foi merecida. Devemos ser humildes na hora da derrota. O Brasil é forte o bastante para se reerguer, aliás, exatamente como a própria Alemanha o fez. Não confundir as coisas é importante nessa hora. Bola pra frente!

conversa-afiada-18-07-2014

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.