CÃES E GATOS ALÉRGICOS


Publicado em 30 de maio de 2014

O tipo de nutrição é método inteligente de tratamento para cães alérgicos, com hipersensibilidade ou intolerância alimentar.

Problemas dermatológicos, gastrointestinais e otites são os sintomas mais comuns em cães alérgicos, hipersensíveis ou com intolerância alimentar. A maioria dos pesquisadores considera que 20% de todas as respostas alérgicas em cães são reações adversas por ingestão de alimentos. Portanto, a opção mais inteligente é a exclusão total de alimentos potencialmente alergênicos.

Optar por uma nutrição especial é a melhor escolha. Para o manejo de cães com alergia alimentar são consideradas duas estratégias:
– inclusão de novas fontes de proteína, as quais o cão não tenha sido previamente exposto.
– e/ou proteínas hidrolisadas de baixo peso molecular.

Uma das melhores opções de fonte proteica para animais que apresentam sensibilidade alimentar é a carne de ovelha, pois é um ingrediente nobre de elevado valor nutricional e de alta biodisponibilidade. Outro ingrediente importante nesta dieta especial é a proteína hidrolisada de soja (produzida pela quebra da proteína isolada de soja, por meio de refinado processo tecnológico de hidrólise enzimática, apresentando um peso molecular muito pequeno). Além de ser uma fonte de proteína de elevada digestibilidade, reduz o desencadeamento do mecanismo alérgico pelo organismo, mesmo em cães que apresentam hipersensibilidade à proteína de soja, pois a hidrólise da proteína destrói os epítopos antigênicos, que são a menor parte do antígeno capazes de estimular a resposta imunológica.

Hipersensibilidade alimentar é uma das principais causas de dermatite

A hipersensibilidade alimentar está entre as dermatites de origem alérgicas mais frequentes. Em cães, só é superada pela dermatite alérgica à picada de pulgas e a dermatite atópica (sem causas aparentes). Os sintomas gastrintestinais também normalmente são apresentados associados aos casos dermatológicos. No entanto, os problemas intestinais são muito mais comuns, com isso há dificuldade em estabelecer um diagnóstico definitivo.

As causas desta sensibilidade também são bastante discutidas. Muitos pesquisadores afirmam que os fatores que causam a hipersensibilidade alimentar são a predisposição da raça (labrador, dálmata, pitbull, bull terrier, shih tzu, Golden retriever), consanguinidade, nutrição de baixa qualidade e baixa imunidade.

Quando você for escolher um alimento para seu animal que é sensível, de preferencia para um alimento que contenham:
– Proteína de ovelha
– Proteína hidrolisada de soja que é uma fonte proteica que apresenta baixa alergenicidade, em função do menor tamanho de suas moléculas. O sistema imunológico do animal é incapaz de reconhecer as moléculas proteicas hidrolisadas, havendo redução da reação alérgica ao alimento.
– Minerais quelatados, pois são absorvidos intactos pelo organismo, ou seja, sua ligação com o aminoácido permanece inalterada. Assim, os minerais são transportados juntamente com os aminoácidos para os seus sítios específicos de ação.
– Alto nível de Zinco, pois exerce um papel importante no metabolismo celular, estando envolvido em sistemas enzimáticos, na síntese protéica, na melhora da resposta imune, além de manter a integridade celular, pois age na síntese de queratina e na proliferação celular.
– Equilíbrio Ômega 3 e 6, o que modula a reação inflamatória, além de serem importantes fontes de energia, desempenhando papel vital na manutenção da estrutura e funcionamento normal da pele.
– Combinação dos prebióticos FOS e MOS, que favorecem o bom funcionamento do intestino dos cães e consequente aumento da imunidade.

OBS: É muito importante evitar as rações que contenham corantes (coloridas), pois estes, além de não possuírem valor nutricional, podem ocasionar alergias.

 

Bruno Zarro Domiciano

 

petville-logo-gazeta-de-iracemapolisLoja 1: Av. Piracicaba, 214 – Vila São João – (19) 3443.8105 – Limeira
Loja 2: R: Cap. Paulo Simões, 482 centro – 3456.5026 – Iracemápolis
[email protected]

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.