CINCO ERROS QUE PODEM ARRUINAR UMA EMPRESA “JOVEM”


Publicado em 21 de novembro de 2014

Hoje em dia, a maioria das pessoas tem como meta “a tão sonhada empresa própria”. Já se cansaram de ser funcionários, sentem que podem fazer muito mais como empresários e um belo dia, juntam algumas condições que julgam ser suficientes para começar um negócio, uma empresa. Maravilha!

Muitos problemas podem surgir, especialmente quando parece que mais precisamos que tudo dê certo. Listamos aqui 5 deles e como podemos resolve-los:

1 Achar que, uma vez que “tenho uma porta comercial aberta”, os clientes virão “automaticamente“: esse é um erro que, por incrível que pareça, ainda é muito comum. Pode ser que tenhamos estudado bem o ponto em que vamos abrir nossa empresa, e que por isso, os clientes virão “naturalmente”. Ledo engano! É verdade que um bom ponto comercial é fundamental e pode sim trazer muitos clientes ao nosso estabelecimento. No entanto geralmente isso não é tudo.

Como corrigir – criando estratégias de marketing. É preciso estudar como alcançar pessoas que não estão passando em frente à nossa empresa. Isso se faz com muito planejamento, na verdade com planejamento de marketing. Você já tem um plano de marketing para sua empresa? Sem isso, você não saberá que ferramentas usar, como usar e quando usar. E com isso muitas vendas podem estar sendo perdidas.

2 Não procurar treinamentos, por achar “um gasto desnecessário para esse início”. Esse pensamento é ainda pior. Pode ser que tenhamos muito conhecimento sobre os serviços ou produtos que vamos oferecer, e isso pode fazer com que pensemos que “é tudo o que precisamos saber por agora”. O problema é que uma empresa não é feita apenas de conhecimentos sobre o que se vende. Ela requer conhecimentos administrativos, como em gestão comercial, de finanças, marketing, gestão de pessoas entre outras. E aprender tudo isso “na raça” pode ser fatal para nosso negócio, pois podemos aprender sozinho, mas da maneira errada.
Como corrigir: antes de abrir nossa empresa, precisamos sim, de buscar orientações. Seja do Sebrae, seja de uma boa consultoria. É justamente nesse momento que precisamos de orientações para começar certo. E tem muito treinamento gratuito de boa qualidade por aí, é só procurar.

3 Errar na sua “retirada mensal”: todo mundo que abre uma empresa, é porque quer “ganhar bem”. O ponto é que geralmente os primeiros meses de uma empresa são bem críticos, no que se refere a lucros. Nessa fase inicial, muitas vezes o dinheiro que entra na empresa é usado para pagar as despesas da própria empresa, e às vezes isso significa que sobrará pouco (às vezes, nada) para o empresário, a princípio. Achar que podemos, pegar do faturamento mensal da empresa um valor muito alto em relação ao faturado, pode significar a morte de nossa empresa, por nossas próprias mãos.

Colaboração: Wilson Ap. da Silva
Consultor de RH, Contador e Proprietário
do Escritorio S A Assessoria e Consultoria Empresarial. www.escritoriosa.com.br , [email protected]
Fone 3456 5525

Como corrigir: aprendendo gestão financeira para negócios. Para isso eu indico os cursos do Sebrae. Vai lá no site deles e procure os cursos relacionados à área financeira. Ah e pegue umas dicas com seu contador também.

4 Cobrar preços muito abaixo do mercado, para conquistar os primeiros clientes: olha, esse “erro” depende muito da intensidade do desconto que praticamos em nossa tabela de preços. Se, para entrar no mercado, adotamos a estratégia de vender a preços muito abaixo, pode ser que a princípio, tenhamos alguns bons resultados, no que se refere a que iremos fazer vendas. O ponto é que, vender com uma margem muito baixa pode fazer com que o retorno sobre o que investimos (ROI) para abrir a empresa demore muito mais para aparecer. Você irá levar muito mais tempo para começar a lucrar, efetivamente com sua empresa. E se exagerar nos descontos, isso pode ser fatal.

Como corrigir: fazendo um bom planejamento financeiro. Quer cobrar preços abaixo do mercado? Faça isso, mas com moderação. Não sacrifique seu lucro por resultados pequenos ou muito demorados. E muito cuidado se além de preços abaixo de mercado você decidir também oferecer formas de pagamento “milagrosas” (em muitas, muitas vezes), se isso representar um aumento do risco no crédito ou que você terá de pagar taxas adicionais à empresas que oferecem meios de pagamento.

5 Contratar como “funcionários”, amigos ou familiares: por que isso pode ser um erro? Porque em nosso negócio, precisamos das pessoas certas para fazer a empresa funcionar. E nem sempre isso significa que colocar seu irmão no balcão ou sua tia na gerência irá te trazer bons resultados. Resista à essa tentação. Contrate amigos ou parentes apenas se eles estiverem capacitados para os cargos que você oferece. E outra coisa: se você contratou parentes, eles precisam ser tratados exatamente como os demais funcionários, sem regalias. De outra forma você pode criar problemas com os demais funcionários e com certeza você não quer isso.

Como corrigir: essa acho que até já respondi. Mas o segredo é criar um critério de contratação. Faça uma lista das competências que você espera de um certo cargo em sua empresa, e, ao contratar, mesmo que for parente ou amigo, use esses critérios. Por mais que você ame seus parentes e amigos, se sua empresa quebrar o culpado será você e não eles. Lembre-se disso.
É emocionante ver uma empresa crescer e dar frutos! Com orientação, a cabeça no lugar e os pés no chão, podemos ser muito felizes como empresários.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.