Como eliminar as pulgas do ambiente doméstico


Publicado em 22 de agosto de 2014

Quem tem animal em casa sabe que os cuidados com a higiene do pet e do ambiente devem levar em conta o surgimento de uma ameaça tão comum e antiga quanto o próprio homem, as pulgas. Esses minúsculos insetos parasitam as mais diversas classes de animais, como mamíferos, aves, etc.

Quando ocorre uma infestação por pulgas, somente 5% dos insetos se encontram no animal, os outros 95% ainda estão na forma de larva, pupa ou ovo no ambiente, onde podem permanecer por meses. “Tentar controlar a praga somente com o uso de antipulgas não é a melhor estratégia”.
São duas as etapas de controle:

1 – No ambiente

A eliminação das pulgas deve englobar ações no ambiente, peça chave na erradicação de 95% da infestação. E acredite um dos melhores produtos para o controle desses insetos na casa é o aspirador de pó. A pulga adulta coloca muitos ovos por dia que caem em todas as partes da casa, pois não se prendem aos pelos e o aspirador é a maneira mais eficiente de recolhê-los. “Aspire sofás, pisos, a cama do animal, rodapés e frestas, tacos, tapetes, enfim, todos os locais onde o inseto em suas diferentes fases possa estar escondido”.

Uma boa prática também é a aspersão de inseticida aerossol no saco do aspirador, após o serviço, de maneira a eliminar as pulgas adultas. Quanto aos cobertores e panos usados pelo animal, é recomendável a pulverização de inseticidas e depois lava-los bem.

Em infestações ambientais severas deve-se realizar a dedetização do ambiente todo, além de associar este controle ambiental com o tratamento simultâneo de todos os animais da casa. A prevenção é simples: observe constantemente o comportamento dos bichinhos e faça uso regular de antipulgas para que o ciclo não recomece. Mantenha o ambiente o mais limpo possível e faça do uso do aspirador de pó um hábito, de duas a três vezes por semana.

2 – Nos animais

Se você tem mais de um bichinho em casa, trate-os da mesma maneira, mesmo que acredite que apenas um tenha sido infestado. O primordial é a prevenção, ou seja, aplicar esses produtos nos animais todos os meses, já que muitos são alérgicos à saliva do inseto. De fato, existe uma alergia conhecida como DAPP (Dermatite Alérgica à Picada de Pulga), que pode fazer o animal sofrer com coceiras intensas e lesões dermatológicas.

Porém, evite o uso de sabonetes e xampus antipulgas, pois além de pouco eficazes, não apresentam efeito residual e podem ser tóxicos para filhotes e animais idosos ou debilitados.

Também não é recomendável o uso de talcos antipulgas, pois a ingestão do produto pode causar intoxicação. Fale com seu Zootecnista, ele saberá indicar o melhor produto para cada situação.

 

Bruno Zarro Domiciano

 

petville-logo-gazeta-de-iracemapolisLoja 1: Av. Piracicaba, 214 – Vila São João – (19) 3443.8105 – Limeira
Loja 2: R: Cap. Paulo Simões, 482 centro – 3456.5026 – Iracemápolis
[email protected]

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.