Facebook = aberração da informação


Publicado em 7 de março de 2014

covnersa-afida-GI-07-03-14Ai meu Deus, lá vêm eles de novo! Lá vêm eles de novo! Leitores (as) volto a discutir o companheiro de todas as horas para milhões de pessoas: o Facebook. Até agosto do ano passado, no Brasil, contabilizava-se 76 milhões de usuários cadastrados nessa rede social. Isso quer dizer que praticamente um terço da nação utiliza-se dessa ferramenta. Muito se reflete nos meios acadêmicos de comunicação sobre que tipo de informação está sendo construída virtualmente.

Infelizmente a conclusão é que as informações veiculadas especificamente no facebook, em sua grande maioria, são um show de aberrações. Primeiro pelas futilidades que são em números descabidos e segundo, e bem mais preocupante, pela utilização de grupos políticos que servem-se da precariedade educativa e cultural de grande parte da população e lançam na rede informações desvirtuadas e escabrosas, que beiram a imaginações infantilizadas da realidade.

Segundo Wemerson Augusto, no site do Observatório da Imprensa, em seu texto “Facebookdocídio”, no face tem de tudo. “Gente bonita, sucesso, ego, fanfarrões, festa, preconceito, corpos, ostentação, desinformação e, às vezes, informação, ideias. Para nossa alegria estão por lá também o avô, a avó, a vizinha, o tio, o primo, a prima, o pai, a mãe, o amigo distante, o desconhecido e aquela amiga bonita que compartilha fotografias sensuais. O que entristece nesta babilônia é ver o preconceito ganhar força. Há coisas boas no Facebook, mas infelizmente perdem o jogo. O preconceito se apresenta de forma engraçada, ganha notoriedade, curtições e compartilhamentos. Um dos campeões é o de classe social”.

Na faculdade de jornalismo muito se fala sobre apuração das informações. O facebook, para muitas pessoas, vem sendo a televisão da vez. Muita gente tem “se informado” pelas redes sociais. Este pode ser um erro fatal. Muitas informações estão lá para desvirtuar a realidade e mesmo desinformar as pessoas. De onde vem a informações postadas ali? Qual o jogo de interesses envolvido nessas postagens de cunho político, ou que espalham preconceitos dos mais horríveis? Antes de compartilhar textos, frases, comentários, temos que nos informar melhor se o oque está sendo dito no mesmo é fundamentado. Como tudo, o facebook pode ser utilizado para o bem ou para o mal. No momento o mal está vencendo!

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.