Falando da Cidade – 24 de janeiro de 2014


Publicado em 24 de janeiro de 2014

Um pai de família estava desesperado, passando por sérias dificuldades, morando numa casinha muito pequena e com muitos filhos, foi pedir ajuda ao pároco da cidade.

Chegando lá, contou seu drama ao padre que sugeriu que ele colocasse um bode para morar dentro de sua casa, e depois de uma semana voltasse para falar com ele.

Passada uma semana, o cidadão estava transfigurado, pois todos seus problemas tinham aumentado muito com a convivência do bode; então o padre o orientou a se desfazer do bode, e voltar na semana seguinte para ver se as coisas haviam melhorado.

Passado mais uma semana o sujeito voltou todo feliz para conversar com o pároco. Sem o fedor do bode na sala, sua vida tinha virado uma maravilha; sua casa estava enorme, e todos seus problemas haviam sumido.

Este causo já foi narrado e transcrito inúmeras vezes, com algumas alterações de personagens, mas o essencial da história é “tirar o bode”.

Os políticos brasileiros tem uma habilidade impressionante em criar dificuldades para depois de muito show apresentar facilidades.

Há pelo menos dois anos foi noticiado que seria construído um presídio semi-aberto próximo à ponte do Funil; mesmo com todas as reclamações da população, com requerimentos de políticos, e principalmente com os argumentos de juízes de que o referido presídio não atendia às necessidades da região, o Secretário de Segurança Pública fazia ouvidos moucos ao assunto, e até mesmo o Governador deu uma de joão-sem-braço há alguns meses atrás quando foi questionado sobre o assunto em uma visita à Limeira.

Porem como este ano teremos eleições estaduais, e o Geraldo Alckimin é candidato à reeleição; o mesmo deu a noticia que o presídio que será construído na rodovia Iracemápolis – Santa Barbara d’Oeste será fechado, e com esta novidade todos ficaram felizes.

Deixou-se comentar por meses que a região receberia milhares de presos no regime semi-aberto, para que quando se anunciasse que seria um Centro de Detenção Provisória houvesse até quem comemorasse.

Tirar o bode da sala foi fácil, difícil é compreender por que mesmo com as estatísticas exibidas pelo Governador de que a violência no estado vem diminuindo, existe a necessidade de construir tantos novos presídios nos mais variados regimes. Números não mentem, mas podem ser facilmente manipulados.

Túnel do Tempo

tunel-do-tempo-GI-ed-371-24-janeiro-14

Há décadas o JOFE, torneio de futsal do CRECI tomou proporções muito maiores do que apenas reunir atletas para disputar um campeonato que ficou famoso em toda região.

Muitas histórias podem ser contadas tendo o JOFE como cenário. Jogos inesquecíveis, como a virada do Mengo sobre o Criciúma no último minuto; os showzinhos das sextas-feiras que incentivavam a molecada a formar bandinhas para tocarem no vídeo bar; quantos namoros se iniciaram neste torneio que reúne iracemapolitanos há quase quarenta anos.

O time de 1987 da Pop’s lanches não conseguiu muito destaque naquele campeonato, sendo eliminado nas quartas de final, mas reuniu amigos como nas centenas de equipes que já disputaram este torneio; o time era formado por Antonio Carlos, Betinho Juquiá, Alexandre Forti, Laércio Neguinho, o saudoso Lolo Pedroso, Mauro Alves; agachados : Giovani Magrini, Helinho, Antonio Carlos Picinato, Rafael Picinato e César Magrini; além do nome do time relembrar aquela que foi uma das mais famosas lanchonetes da cidade, que ficava onde funciona o Correios hoje em dia.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.