Falando da Cidade – 25 de abril de 2014


Publicado em 25 de abril de 2014

Assunto da Semana

É comum leitores me questionarem qual será o Assunto da Semana; assim como os tópicos Positivo (+) , Negativo (-) e Túnel do Tempo, o Assunto da Semana já tem seu espaço garantido nesta coluna; e esta semana é claro que teve como destaque o desembarque de centenas de automóveis Mercedes-Benz em nossa cidade. O progresso é inevitável, a conquista desta empresa é um marco para a história do município, cabe agora aos governantes estruturar nossa cidade para o desenvolvimento.

Desfile Cívico

Acontece neste domingo o tradicional desfile cívico com as escolas e as entidades de Iracemápolis. A maior parte das crianças gosta de participar deste momento de civismo, mas é bom lembrar que os mesmos cansam, por isto é importante que os horários sejam respeitados.

Novos Loteamentos

Cada dia aumenta mais a expectativa com relação aos novos loteamentos, que estão para serem lançados no município. Quem também está na expectativa são as pessoas que compraram terrenos nos loteamentos lançados no ano passado. A ansiedade destes é para que se libere as construções o mais rápido possível.

Cancha de Bocha

Foi inaugurada nesta semana a nova cancha de bocha, no Centro de Lazer. O piso sintético sempre foi uma dificuldade para os bochófilos iracemapolitanos nas competições oficiais. Os resultados devem aparecer em breve.

Novas Sinalizações

Está ficando muito bom as novas sinalizações horizontais que estão sendo feitas em todo município. Alem do PARE, estão sendo feitas as divisões de faixas. Falando em faixas, as de pedestres também estão sendo pintadas em muitas esquinas.

Vamos Respeitar

Seria interessante também um trabalho de conscientização nos principais cruzamentos da cidade, para que os condutores comecem a respeitar os pedestres e também aos outros motoristas.

Estudo de Trânsito

Iracemápolis tem algumas sinalizações que nem mesmo Einstein conseguiria compreender. A cidade foi crescendo sem que se fizesse um planejamento adequado.

Cidade Dividida

Daqui há algumas semanas acontecerá a festa do peão, e nestes dias a cidade fica literalmente dividida. Afinal as ruas são obstruídas, impedindo o livre fluxo dos veículos. Fica dividida também ente os que gostam do evento, e os que não gostam.

Heraldo no Rio

Muitas pessoas estranharam o fato de o trailer do Heraldo estar fechado nesta semana, mas é que o lancheiro mais figura de Bate-Pau foi passar uns dias no Rio de Janeiro, e só voltará para a chapa na próxima segunda-feira.

Positivo ( – )

A programação das festividades do município ficaram muito diversificadas, vindo a agradar ao maior numero possível de iracemapolitanos.

Negativo ( – )

O trabalho realizado pelo CIRETRAN vem se tornando alvo de inúmeras criticas dos cidadãos. Ouço muitas queixas, tanto pela demora, como pela burocracia do órgão.

 

“Existem seres perspicazes a quem não é necessário mostrar muito para os instruir e que, do pouco que vêem, pressentem num ápice o que poderiam fazer.” Pierre Marivaux

 

Túnel do Tempo

falando-da-cidade-iracemapolis-25-04-14

Neste retrato dos anos 70 podemos ver ao menos três pessoas que marcaram a história de Iracemápolis na área da Educação.

Vemos um aluno que infelizmente não consegui identificar, recebendo o diploma do ginasial das mãos do Seu Enésio, diretor da escola Cesarino Borba. A fama de enérgico do diretor fazia com que os alunos andassem na linha.

Observando a entrega do diploma vemos o famoso Seu Wilson, professor que causava paúra entre os alunos que chegavam à 4ª série, pois o mesmo exigia sempre o máximo dos seus discentes.

Vemos ainda ao fundo dona Vanda Ducatti, que por muitos anos dirigiu (muito bem) a escola Antonio Candido de Camargo.

Tive o privilégio de ser aluno do seu Wilson, na escola dirigida pela dona Vanda. Tenho certeza que hoje em dia tanto os métodos do seu Wilson como a direção firme da dona Vanda seriam alvos de muitas reclamações no Facebook, mas que os mesmos formaram cidadãos de verdade, isto ninguém pode negar.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.