Feliz Natal Frederico


Publicado em 19 de dezembro de 2014

Ai meu Deus, lá vêm eles de novo! Lá vêm eles de novo! Leitores (as) então é Natal, e o que você fez? Então é Natal… Nessa semana que antecede as comemorações natalinas encontrei no site G1 a seguinte manchete: “Chamado de Papai Noel na rua, homem se irrita com o clima do Natal”.

A reportagem assinada por Glauco Araújo entrevista Roberto Frederico, um senhor que tem barba que o identifica com o ‘bom velhinho’. O mesmo é passeador de cães, tem 60 anos e diz odiar a ‘febre do Natal’. O próprio Frederico conta ao repórter que o que mais o irritava era o ‘ho ho ho proferido pelas pessoas que passam de carro e gritam: ô, Papai Noel!’. Segundo a reportagem, ‘o visual de Roberto lembrando o Papai Noel apareceu em 2001, quando a barba e o cabelo começaram a ficar brancos e mais longos e volumosos’.

Frederico faz alguns comentários no mínimo curiosos sobre o seu sentimento natalino: ‘Antes eu não gostava. Hoje eu nem ligo mais. Eu não gostava. Não chegava a brigar, mas quase brigava. Não é por causa do Natal só, não, é o ano todo. Acho que o que mais me irrita é quando me chamam de Papai Noel quando não é época de Natal’. ‘Essa febre, essa coisa bizarra. Eu não gosto muito. Não gosto dessa febre no Natal. Acho meio bizarro as pessoas mudarem o comportamento delas em função de uma data. Mudam drasticamente o comportamento afetivo, a atenção, muda tudo, é muito artificial essa mudança abrupta por causa de uma data. Não gosto mesmo disso’. ‘O Natal é mais comercial ainda do que o carnaval. Eu odeio. Não vou para festas, procuro me esconder, sim. Fico em casa. Eu não gosto do Natal’. ‘Gosto das minhas lembranças de infância, aquelas gravuras de Papai Noel gordo, ruborizado, Papai Noel da neve. Agora, aqui com esse calor que faz. A gente é aculturado, a gente incorpora sem digerir. Essas coisas me incomodam pra caramba, mas quando era pequeno eu gostava de Papai Noel. Quando cresci eu deixei isso de lado, totalmente. Só aquela obrigação familiar, que é péssimo também. Eu odeio essa época assim como o carnaval também. Emenda tudo com esse calor maldito, me desculpe. O Natal só tem um lado bom que são as lembranças de infância, tirando isso, nada. Tem um amigo meu que é Papai Noel, chegou a me passar o telefone da agência, mas eu não procurei. Nunca me vesti de Papai Noel. O Natal é mais comercial ainda do que o carnaval. Eu odeio. Não vou para festas, procuro me esconder, sim. Fico em casa. Eu não gosto do Natal’.

Concordemos ou não com seu Frederico uma coisa é fato, nem tudo anda ás mil maravilhas no nosso “mundão velho”. Mas também temos que ser sabedores de que isso é assim desde que o mundo é mundo. Podar crianças de sonhar também não me parece uma ‘boa pedida’. Trabalhamos o ano inteiro e no final deste gostamos de ‘lavar a alma’, se divertir, festejar um pouco. É justo. Uns com a falsidade ‘a flor da pele’ e outros sinceramente com seus familiares. Cada um sente o Natal de acordo com a idade, com o momento, com as possibilidades. Seu Frederico, um Feliz Natal para o senhor!

(Imagem Internet)

(Imagem Internet)

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.