Gato no telhado


Publicado em 8 de abril de 2016

Já de manhãzinha, ainda com uma brisa fresca e antes do sol escaldante de outono esquentar o dia, duas amigas finalizavam a caminhada saudável de todas as manhãs, quando uma delas viu ao longe um gato preto em cima do telhado de uma casa.

_ Olha lá! – mostrou para a outra o gato que de lá de cima apenas observava o movimento de baixo – É isso que a gente precisa ser diante de tudo o que acontece.

_Hã???? – perguntou a outra. –Você quer ser um gato preto no telhado?

_É. Pensa comigo: o gato fica lá só observando e de cima ele enxerga tudo. Observa o jogo curioso da vida dos humanos e suas peripécias para se dar bem. Ficando ao longe e do alto a gente, como o gato, só vê e não se envolve. E muita gente não gosta de gato preto, não é? E quem gosta são aqueles que realmente gostam de gato, independente da cor deles. Então, se a gente for um gato preto, só vai chegar perto da gente aqueles que gostam de nós de verdade. Não aqueles que se aproximam para nos torturar, ou matar, ou aqueles que fazem de conta que gostam, mas quando a gente vira as costas, eles já estão com a espingardinha na mão prontos para atirar.

As duas pararam de andar e ficaram a admirar o gato que estava com cara de “paisagem”, apenas olhando, alheio a tudo, não importa o que diziam lá em baixo ou o que faziam… O gato observava e apreciava a brisa da manhã, indiferente ao movimento dos seres inferiores, preocupados com tantas coisas, querendo prever e manipular a própria vida e a vida alheia. O gato então calmamente espreguiçou-se e com a mesma cara de paisagem, virou-se e deitou do outro lado. Hora de observar outros seres inferiores…

_Olha, virou de costas pra gente! É, você tem razão. Eu acho que seria ótimo ser um gato no telhado… Já pensou que maravilha virar a costas pros xeretas e continuar a vida?

_Ah, mas espera aí… – concluiu a moça que queria ser um gato preto no telhado – virar as costas pros xeretas e seguir em frente dá pra gente fazer!

_É mesmo!!! E cara de paisagem também!

_É isso ai…E vamos embora que já é hora de tomar café…Café preto…Será que gato gosta de café?!

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.