Mentes abertas e mochilas gigantes


Publicado em 6 de fevereiro de 2015

Com os olhinhos cheios de curiosidade, a menininha chegou para o primeiro dia de aula e aguardava receosamente no pátio. Olhando-a por trás, por ser bem miudinha e carregando uma enorme mochila nas costas, só se via as perninhas da menina, parecia que a mochila tinha pernas e andava de lá pra cá. Era seu primeiro dia na escola, começava para ela uma nova etapa na vida.

Essa semana começou o ano letivo, e quando olhamos para tantas crianças que estão indo pra escola pela primeira vez, vemos pequenas pessoas de coração limpo e mente aberta para receber tudo o que a escola oferecer, e certamente a responsabilidade de todos que lidam com a educação, direta ou indiretamente, aumenta muito se levarmos isso em consideração.

A criança chega cheia de expectativas, muitas com medo, tímidas, algumas já bem extrovertidas, mas todas ainda com um espaço enorme na mente para ser preenchido com o conhecimento que a escola proporciona.

Quem são os que lidam com educação? Todos nós… Começa em casa com os pais, com a família, na escola com professores e funcionários, na cidade com gestores e governantes que fazem leis e proporcionam condições…

Nesse inicio de ano letivo, cabe a cada um de nós refletirmos o papel que estamos exercendo na vida desses pequenos seres humanos e como estamos colaborando com a formação de cidadãos críticos e conscientes de seus direitos e deveres. Cabe aos pais dialogar, educar seus filhos para o respeito ao próximo, às diferenças e acompanhá-los no desenvolvimento escolar; cabe aos professores acolher, ensinar e formar para a cidadania, cabe aos funcionários das escolas verem-se como educadores e colaborar no processo educativo das crianças com respeito; cabe aos gestores e governantes prover condições nas escolas, pensar a educação como o único caminho do desenvolvimento de uma cidade, de um país e ter atitudes que a privilegiem.

Por outro lado, se um casal não está preparado para essa responsabilidade de pais, então não tenha filhos; se um educador não está preparado para ensinar, se está cansado ou desanimado com a profissão, procure outro trabalho, o mundo é grande, ninguém é obrigado a viver infeliz; e se um gestor ou governante não tem condições de prover caminhos para uma educação de qualidade, cumprir as leis que precisam ser cumpridas para melhorar a educação de seu povo ou de sua área de gestão, se não pode separar um pouco de seu tempo para refletir e tomar atitudes práticas, se não pode sair de suas cadeiras e ver o que as escolas precisam, então não seja gestor, não seja governante… No mais, não vamos desperdiçar tempo e principalmente, não vamos desperdiçar mentes abertas para o conhecimento, para a cidadania, e mais que tudo, não vamos prejudicar crianças inocentes com suas mochilas gigantes ávidas por aprender, ávidas por crescer com dignidade, porque para isso não haverá perdão…

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.