O perigo da alimentação caseira para cães e gatos


Publicado em 10 de outubro de 2014

Tudo bem pessoal? Hoje falaremos sobre alimentação caseira para pets, sei que muita gente é adepta, mas provavelmente não sabem os problemas que este tipo de dieta pode causar em seus animais.

Um hábito muito comum no passado, antes mesmo de existir qualquer tipo de alimento industrializado para cães e gatos era oferecer restos de alimentos aos animais.

Muitos podem dizer que tiveram pets a vida toda e sempre fizeram isso, mas com certeza não se importavam com a saúde de seus amigos como se importam hoje.

Os hábitos alimentares dos seres humanos estão longe de ser a melhor nutrição para os cães e gatos e na maioria das vezes estão longe até de ser a melhor nutrição para os próprios humanos. Quando se fala em sobras então, multiplicamos os problemas.

Um dos principais agravantes desta alimentação é o desequilíbrio nutricional, podendo levar o animal a adquirir vários problemas de saúde.

É praticamente impossível o proprietário balancear, com todos os nutrientes necessários, uma dieta caseira para seu pet. Para que fique próxima do ideal, esta deve ser elaborada por um especialista em nutrição animal, que entenda o papel de cada ingrediente e seu modo de preparo para que seus nutrientes sejam preservados.

Quando formulamos uma ração, utilizamos mais de 20 tipos de ingredientes e suplementos para que não falte nenhum tipo de nutriente, pois cada um deles exerce sua função no organismo. Isto tudo não se esquecendo das análises, cálculos e testes até obtermos o produto final.

O que podemos verificar então, é que o preparo dessas receitas caseiras torna o ato de alimentar os animais mais trabalhoso e dispendioso, já que a maioria delas exige suplementação extra de vitaminas e minerais.

Se vocês não se encaixam nesse perfil de pessoa que segue uma receita prescrita pelo especialista e preparam um alimento exclusivo para seus amigos, tomem cuidado, pois podem estar prejudicando a saúde e diminuindo muito a expectativa de vida deles.

 

Bruno Zarro Domiciano

 

petville-logo-gazeta-de-iracemapolisLoja 1: Av. Piracicaba, 214 – Vila São João – (19) 3443.8105 – Limeira
Loja 2: R: Cap. Paulo Simões, 482 centro – 3456.5026 – Iracemápolis
[email protected]

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.