O pior aluno


Publicado em 17 de outubro de 2014

Senti um cutucão na minha mão e olhei para baixo:

_ Quando eu crescer eu quero ser igual à tia Rosa. Vou ser professora! A tia Rosa é brava às vezes, mas ela ama a gente. Eu tenho uma lousa em casa e sempre brinco de dar aula. Na brincadeira meu nome é tia Rosa – assim me disse a menina, aluna da escola com uma empolgação nos olhos que a gente quase não vê mais. Ao finalizar solenemente sua declaração, ela se virou e voltou junto às amiguinhas para brincar. Era hora do recreio. Minutos depois, ao som do sinal, a tia “Rosa” da menina apareceu para buscar seus alunos e eu fiquei me perguntando se ela sabia que a aluna queria ser como ela e também fiquei pensando em quantos alunos na escola se espelham em seus mestres, almejam ser como eles e refletem suas atitudes e compromisso com o conhecer e o aprender.

Diante de tanta dificuldade encontrada, cada dia mais ser professor torna-se uma prova de amor: amor às crianças, amor à vida, amor ao futuro. Ao participar da formação de um cidadão, o professor escreve sua história no coração de seus alunos e se debulha em lágrimas quando anos depois escuta seu nome na frase “você foi meu professor ou minha professora, que saudade…”.

Nesse momento a gente olha pra cima para ver o adulto que cada um se tornou e procura lembrar-se da criança que um dia estava na nossa sala de aula. Em nossos corações recordamos o juramento na nossa formatura, o compromisso que firmamos ao escolher o Magistério como profissão, agradecemos a Deus por tudo de bom que pudemos proporcionar a eles e seguimos em frente de cabeça erguida e dever cumprido, gravando nosso próprio nome com letras douradas no álbum de memórias da Educação.

Nessa semana que foi comemorado o Dia do Professor, ouvi um dos candidatos à presidência da república falar que “o futuro do país passa pela sala de aula”. É uma frase forte e verdadeira, por isso, mais do que falar, ela deveria ser sentida. Só então se saberia o peso que elas têm. Num momento de eleição, a educação é usada como palavra chave para conquistar votos, depois se esquece de que o futuro de um país realmente passa pela sala de aula. Sem professor ninguém é nada…

Infelizmente esse é um discurso repetitivo e cansativo. Palavras de promessa de uma educação melhor, valorização dos professores valem até se chegar ao tão sonhado cargo… chegou, acabou.
Comparo essas pessoas ao pior tipo de aluno que pode existir: aquele que aprende tudo direitinho, mas no dia da prova faz de conta que não aprendeu nada e faz tudo errado. Não porque não sabia, ou teve alguma dificuldade, mas pelo simples prazer de não fazer, afinal, não vai dar nada mesmo, e com certeza, graças à progressão continuada (instituída por aqueles que dizem que o futuro do Brasil passa pela sala de aula), vão passar de ano.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.