O VERDADEIRO LÍDER NÃO MOTIVA, ELE INSPIRA!


Publicado em 28 de fevereiro de 2014

Muito se tem falado sobre o papel do neolíder – ou o líder do século XXI – nas empresas de hoje. Ocorre que, ainda assim, existem muitos dos “líderes” que se ditam “servidores”, mas que ainda seguem a cartilha do “chefe” do século XX.

Desenvolver a liderança baseada em resultados e dentro de cada colaborador é algo que, aqueles que ainda não conseguem incoporar os novos padrões e posturas do novo líder, acreditam que estão perdendo as rédeas e o controle – das pessoas e das situações. E é exatamente aí, que pecam!

Quando você desenvolve a liderança genuína através da co-responsabilidade, você alcança o que chamo de “a única maneira possível de mudar as pessoas para melhor” – ou seja, sendo um exemplo para elas.

A melhor forma de você influenciar pessoas a alcançarem o máximo de seus potenciais, é inspirando-as através de seu próprio exemplo, e não apenas motivando-as. Quando você as motiva, você só atinge o nível comportamental, você só atinge a mente. Quando você as inspira, você atinge os níveis de identidade, crenças e valores, você atinge o coração delas.

É neste exato ponto, que as mudanças duradouras e positivas tomam lugar, e se cria uma sinergia positiva, ou o que Napoleon Hill denominou outrora, de mente mestra, ou MasterMind.

Gandhi já ensinava através do exemplo, há mais de meio século. E ele não motivava. Ele inspirava. E por meio de sua inspiração, ele moveu uma nação inteira.

Dentro das corporações, o trabalho de coaching também tem voltado seus holofotes para a inspiração, já que é a área que detectou que mudanças genuínas só ocorrem de fato, quando a motivação dá lugar à inspiração.

Tornar-se um líder inspirador é se tornar um líder verdadeiramente servidor, em vez de um líder meramente motivador. Na motivação, os resultados são efêmeros, na inspiração os resultados são contínuos. É claro que faz-se necessário em alguns casos, uma completa reengenharia de crenças que a pessoa pode precisar atravessar, para deixar de ser um motivador e se tornar um inspirador – mas o esforço é plenamente gratificante e compensador.

Torne-se um motivador e você será apenas alguém que passou na vida das pessoas, torne-se inspirador e você será um marco inesquecível na vida delas. Fonte: Giorgi Bastos Coach Executivo – Coach de Liderança

Mande suas sugestões sobre assuntos/artigos que queiram informação para o email [email protected] que estaremos publicando nas próximas edições.

Colaboração: Wilson Aparecido da Silva – Consultor de Recursos Humanos, Contador e Proprietário do Escritorio S A Assessoria e Consultoria Empresarial. www.escritoriosa.com.br . Fone 3456 5525.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.