Pátria Educadora


Publicado em 5 de fevereiro de 2016

Ao tomar posse de seu segundo mandato, a presidenta lançou o slogan do Governo Federal, “Brasil, Pátria Educadora”. Naquele dia, em seu discurso, ela disse que a educação seria “a prioridade das prioridades”. Antes de qualquer coisa, para se denominar educador ou educadora, a pessoa ou a pátria, precisa educar. Infelizmente, não estamos vendo nada de educação em nosso país. A lição que os cidadãos estão aprendendo no momento é que a corrupção impregnou-se na pátria, e que a impunidade é “a prioridade das prioridades”…

Crianças e jovens começam a voltar às aulas e fica em nossas mãos, nas mãos de cada cidadão, pai, mãe, professor, o dever de educar e zelar para que, apesar dos pesares, esses alunos criem esperança em um futuro melhor. Precisamos priorizar a informação em casa, na escola, a leitura e o diálogo, a consciência de que sem educação não se chega a lugar algum. Precisamos lutar para que cresçam cidadãos com novos olhares, crianças e jovens que venham substituir no futuro essa leva de sem vergonhas que nos assolam. Para que isso aconteça, os pais tem a responsabilidade de criar seus filhos sem precisar barganhar, fazer trocas, oferecer presentes ou mentir para conseguir que eles obedeçam ou façam algo, porque isso é corrupção. Os pais devem incentivar seus filhos a estudar e priorizar o respeito aos professores, devem falar dos benefícios do conhecimento, sentar com eles e auxiliá-los no dia a dia escolar, ler para eles e com eles.

Os professores devem sempre se lembrar do juramento que fizeram na faculdade, entender que devem se capacitar sempre, pensando que se isso não aumentar seu salário, com certeza aumenta seu próprio crescimento como profissional que forma cidadãos e não deixar que o erro dos outros corrompa sua vida de educador. Manter seu compromisso de dar a melhor aula, de ser assíduo, de zelar por seu nome de professor, zelar pelo aprendizado de seus alunos.

Pode não haver pátria educadora, mas pode certamente haver cidadãos educadores.

Quero desejar um bom ano letivo a todos, alunos, professores, cidadãos. Quero pedir às autoridades municipais, prefeito e vereadores, que zelem por nossas escolas, visitem-nas com frequência, ouçam os professores, alunos e a comunidade escolar. Quero reivindicar mais uma vez o Plano de Carreira e Valorização do Magistério, direito constitucional esperado há muito tempo pelos professores e quero finalizar dizendo que, se nada podemos esperar do governo federal, se o slogan “Pátria Educadora” não significa o que o deveria, creio que podemos esperar do governo municipal e de cada um de nós, uma “cidade educadora”, afinal, cidade que quer crescer deve ter a educação como prioridade.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.