Só podia dar ‘Zica’


Publicado em 19 de fevereiro de 2016

O nosso problema sempre foi o mesmo. Desculpe-me o termo, ‘esperar a água bater na bunda’! Você já deve ter ouvido essa expressão popular. Esse é o nosso mal. Lógico que esse problema é decorrência de outro ainda maior. A falta de educação no mais amplo sentido da palavra. Eu explico.

Qual a qualidade do ensino no Brasil? O que se ensina em casa? Na maior parte dos casos, somos totalmente desprovidos e privados dos mínimos ensinamentos para nos tornarmos cidadãos educados. Cidadão é ‘o indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um estado livre’. Acontece que para ser um cidadão pleno, deveríamos ser extremamente treinados, sermos preparados para isso. Deveríamos estar cientes de que além dos direitos, em contrapartida, temos deveres essenciais para vivermos adequadamente em sociedade.

Não preciso escrever uma tese de duzentas páginas, embasado em pesquisas de amostras, com cruzamento de dados, para provar o que estou afirmando. Basta uma simples volta pelas ruas de qualquer cidade e observar a limpeza das nossas vias públicas. Simples assim. Basta uma olhadinha para o chão em qualquer centro urbano. Se quiser ir além vá a um jogo de futebol. A uma festa do Peão. A uma quermesse. A uma festa de aniversário. Ou a qualquer local onde exista uma aglomeração de pessoas.

As lixeiras até podem estar lá (quando estão), mas o uso das mesmas já é outro assunto.

Perceba. No final o que encontramos é um grande lixão a céu aberto. Olha o cidadão mal educado ai. A coisa mais simples do mundo. Um princípio básico: limpeza. Achamos que jogar o papel de bala em vias públicas não afetará ninguém. Muito menos a tampinha de garrafa. A latinha de cerveja alguém leva para reciclagem. Só uma garrafinha Pet não tem problema. A fralda do bebê ninguém vai ver. O entulho aqui nesse terreno baldio pode. O sofá velho e a bacia estragada nessa esquina tudo bem. No quintal então pode tudo né…

Não somos mal educados. Somos pessimamente acostumados. Todo esse estado lixoso e imundo acumula água da chuva. O óbvio do simples.

E aí vem a notícia: ‘o número de casos notificados de dengue no país chegou a 1,6 milhão em todo o ano de 2015. Nesse mesmo ano foram 863 mortes em decorrência da doença’.

Vamos nos mobilizar gente. A ‘Globo’ faz campanha, governos fazem campanha. Agora é todo mundo contra a Dengue. Bateu o desespero!

A água da tampinha de refrigerante ‘bateu na bunda’: do Aedes. A ‘água bateu na bunda’: da péssima educação dada ao Brasileiro. Acontece que o mosquito não escolhe rico, pobre, estudado, ignorante, médico, pedreiro, político, branco ou preto. Só podia dar Zica!

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.