Você está colaborando para o desenvolvimento da autonomia do seu filho?


Publicado em 21 de fevereiro de 2014

Algumas crianças são emocionalmente imaturas para sua idade e apresentam dificuldades para serem independentes; enquanto outras se saem muito bem em diversas atividades, demonstrando autonomia. Os pais são agentes muito importantes para o desenvolvimento do repertório comportamental da criança. Alguns pais, muitas vezes sem ter consciência, atrapalham o desenvolvimento de tal habilidade, por razões como: acreditar que possa “perder” a criança que se mostra independente, já que esta solicita menos o pai, perdendo assim o seu papel. Os pais também podem acreditar que com o filho mais independente não conseguirá controlá-lo.

É importante que os pais reflitam que comportamentos inapropriados para a idade, mantidos pelos pais em forma de dependência transformam-se em problema quando as crianças começam a ter acesso a outros ambientes (escola, amigos…) que requerem dela uma resposta mais apropriada para a idade e não conseguem corresponder.

Se a criança depende do outro para poder fazer algo que de fato consegue fazer sozinha, pode prejudicar a autoconfiança, que é um sentimento associado a comportamentos bem sucedidos. Quando a criança não tem a oportunidade de fazer algo sozinha para perceber que é capaz não desenvolve autoconfiança, que é fundamental para o amadurecimento emocional. Os pais podem auxiliar os filhos a desenvolverem esse sentimento criando condições para que os filhos emitam os comportamentos que serão bem sucedidos e não se comportar pelos filhos.

A criança que se comportou sozinha e foi bem sucedida (lembrando que os pais podem criar inicialmente condições para tal) aprende a tomar iniciativas, a resolver problemas, a persistir diante das tentativas fracassadas até alcançar o sucesso, torna-se independente dos outros, desenvolvendo sentimentos de segurança, satisfação e coragem.

Raquel Deperon, Psicóloga – Especialista em Terapia Comportamental CRP 06/88996, Atendimento a crianças,adolescentes e adultos. Contatos: (19) 3456.1364 / 981943794

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.