Do Bel às meninas


Publicado em 16 de janeiro de 2015

Quem mora em Iracemápolis há bastante tempo deve se lembrar da locadora do Bel. Chamava-se “Espaço Vídeo”, ficava no Centro e era um sucesso!

Por ali, tivemos acesso a muitos filmes populares das décadas de 80 e 90, como “De Volta para o Futuro” (1985), “Curtindo a Vida Adoidado” (1986), “Dirty Dancing” (1987), “Forrest Gump” (1994) e tantos outros. Um dos vídeos mais vistos daquela época foi “Parque dos Dinossauros”, de Steven Spielberg. Lançado em 1993, o VHS vinha numa caixinha cheia de desenhos em alto-relevo. O marketing era impecável: em qualquer prateleira, o filme chamava mais atenção que os demais.

Para dar conta de atender a todo mundo, o Bel (em memória) fazia uma lista de espera. As pessoas chegavam a ficar dez dias na fila! Mas, ao contrário do que possa pensar os adolescentes, tão acostumados com a rapidez do YouTube, isso não era problema. Ao contrário, a situação só tornava o filme mais especial. Quando enfim a fita chegava, era comum reunir um monte de gente para vê-la. Tios, primos, amigos: todo mundo se reunia para uma pequena sessão de cinema, afinal, o locatário em questão era o “privilegiado do dia”.

O tempo passou e outras locadoras tiveram o seu momento. Lembro da DRPN, da Kláucia Vídeos e da Sétima Arte, todas muito boas. Depois, com a internet e os canais por assinatura, elas perderam a influência na rotina das pessoas. Mas isso não é demérito, é apenas um fato de nosso tempo. E, além disso, para nossa sorte, ainda tempos a Play Vídeos — ou a locadora “das meninas”, como muita gente diz.

Se lá na frente o mundo mudar de vez e as locadoras forem extintas, como foram, por exemplo, as lojas de vinis, elas serão mais que uma simples lembrança. Trarão à memória um tempo em que tudo era mais difícil, nada era imediato, mas justamente por isso tudo tinha um sabor especial.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.