Falando da Cidade – 13 de março de 2015


Publicado em 13 de março de 2015

Assunto Único

Esta semana vou fazer uma coluna diferente; quero falar sobre o Lar dos Velhinhos de Iracemápolis, por ser voluntário da entidade, constantemente sou questionado como está nossa principal instituição que cuida de idosos em nossa cidade.

Merecem Estátuas

Graças ao trabalho desenvolvido nas últimas décadas pelo Geraldo Poloni, e nos bastidores pela June Paggiaro, o Lar dos Velhinhos ganhou um status de uma entidade que pode ser ajudada de olhos fechados, já que é sabido que o dinheiro será bem empregado.

João e Belinha

O Instituto João e Belinha Ometto é sem dúvidas um baluarte para que os trabalhos possam sempre estar nos melhores padrões possíveis. Quando a água está chegando ao pescoço, é para o Dr. João Guilherme que é pedido um socorro. E geralmente é atendido.

Subvenção da Prefeitura

O poder público mantém uma subvenção que colabora com boas partes da receita da casa; também ajuda com médicos através do PAD (Programa de Atendimento domiciliar); e a Assistência Social também está incluindo os internos da casa nos passeios organizados pela pasta.

Dívidas das Ambulâncias

Em 2007 foram compradas pela prefeitura duas ambulâncias por intermédio do Lar dos Velhinhos para atender toda a cidade, mas por irregularidades no processo de aquisição, o Lar foi envolvido num imbróglio, e vinha brigando desde 2010 na justiça para provar sua inocência; mas para encerrar a delonga foi aceito um acordo para a entidade não perder o titulo de filantropia.

Sem Alvará

Desde 2010 a entidade não recebia da Vigilância Sanitária Municipal, o alvará de funcionamento da casa; isto impedia o recebimento de desconto da Elektro; o termo de visitação da promotoria; e a facilidade de compras diretamente com distribuidores de remédios, fraldas e alimentos específicos. Esta pendência foi solucionada há duas semanas com o prefeito Valmir Assinando ao documento que liberava o alvará para a entidade.

Portas Abertas

Enfim o Lar dos Velhinhos, está de portas abertas a quem queira doar algum tempo de sua semana para pessoas que tem muito pouco a retribuir financeiramente ou eleitoralmente; mas estas mesmas pessoas tem muito a oferecer emocionalmente. Posso garantir que é muito gratificante.

Futebol, Alegria do Povo!

Este negócio de freguês de três cores já está ficando chato. O difícil não está o Corinthians ganhar do São Paulo, o difícil está encontrar piadas novas. Até mesmo no futsal o timão sapecou 6 a 0 no tricolorzinho esta semana.

Positivo ( + )

A onda de inconformismo que vemos em nossa sociedade. Quem dera os protestos programados para o próximo domingo possa fazer nossos jovens buscarem um idealismo em busca de um país mais justo.

Negativo ( – )

O foco destes protestos. Enquanto vemos a grande imprensa apenas falar em grandes tubarões, perdemos a chance de focarmos esta força em quem pediu votos para mensaleiros ou integrantes de listas de suspeitos. Estes estão mais pertos de nós, do que Dilmas e Lulas.

“Política é quase tão excitante quanto a guerra, e quase tão perigosa. Na guerra, você só pode ser morto uma vez, mas, em política, muitas vezes. ” Winston Churchill

Orgulho de Ser Iracemapolitano!

Nelao-e-Jao-novo-pipoqueiro

Neste retrato posso citar três iracemapolitanos que tenho certeza fazem parte da história de nossa cidade.

O primeiro está escondido atrás da câmera fotográfica; o fotógrafo Güi, é filho do saudoso Dito Sagüi, vereador e retratista de momentos importantes do município; dono de um dos principais acervos para que o Túnel do Tempo pudesse ser publicado nestes últimos anos.

O que está na bicicleta é o mais fantástico santista que se tem conhecimento, o Nelão com seu fanatismo pelo time da baixada já mereceria a citação; o outro é o João Pipoqueiro; desde pequeno conheço o João Jardim como João Novo, para diferenciar de seu saudoso tio (que foi meu primeiro patrão) que também era o João pipoqueiro.

Sempre que encontro o João vendendo suas frutas e verduras, faço a pergunta, – João quanto que é a dúzia, e mesmo que seja de longe ouço a resposta; – doze; do que já respondo de imediato; parabéns acertou.

Isto é uma brincadeira que faço com ele há algum tempo quando toda vez que eu perguntava quanto era a dúzia ele respondia o valor da dúzia de laranjas, até que depois de um tempo ele entendeu a piada.

Por causa de pessoas como o Gui, o Nelão, e o João Jardim, que fazem parte da história de nossa cidade é que falo que tenho orgulho de ser iracemapolitano.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.