Falando da Cidade – 27 de fevereiro de 2015


Publicado em 27 de fevereiro de 2015

Assunto da Semana

A novela da cobrança da taxa de iluminação pública vem se prolongando há pelo menos uns dois anos, mas esta semana gerou muitos comentários na cidade pois chegaram as contas da Elektro com os valores embutidos. E como o brasileiro já paga uma das mais altas cargas tributárias (mais de 38%) do planeta, é claro que a insatisfação com a novidade foi muito grande.

Elektro X Prefeitura

Foi amplamente divulgado que Iracemápolis foi uma das poucas cidades a conseguir uma liminar que mantinha a Elektro como responsável pelos serviços, por isto a taxa na conta de luz pegou muitos de surpresa.

Quem Pagava?

O valor para ser realizado este serviço era diluído na conta da Elektro ou será que ela fazia por ser uma empresa caridosa e pensava nos cidadãos. Alguém está deixando de fazer um serviço mas não está deixando de receber pois o valor está cada vez mais salgado.

Queremos Iluminação

Os anos de janela me ensinaram que no Brasil não adianta espernear quando o assunto é impostos e taxas. Tiradentes foi enforcado por reclamar da 5ª parte (20%). Mas o mínimo que a prefeitura tem que fazer já que está cobrando é melhorar, e muito a iluminação de nossa cidade. Lâmpadas queimadas, ou luzes que mais parecem vela de sete dias terão que ser coisa do passado.

Veio a Chuva

Mas não podemos nos esquecer das lições que a longa estiagem nos deixou. Uma destas lições foi de que a prefeitura prometeu que começaria uma guerra contra as ligações clandestinas de água. Quantas destas ligações que já foram apuradas.

Grandes Vazamentos

A crise serviu também para que os encanamentos antes de estação de tratamento de água recebessem manutenção. Tinha vazamento que já tinha até feito aniversário, mas como a água ia para o ribeirão não tinha porque consertar. Plano Diretor
Toda cidade com mais de 20.000 habitantes tem que apresentar um conjunto de diretrizes para que a mesma cresça ordenadamente, respeitando as características e particularidades de cada município,mais conhecido como Plano Diretor. Iracemápolis deveria ter o seu elaborado desde 2010, mas o jogo de interesses e o stress político faz com que o mesmo sempre seja relegado a um segundo plano.

Perigo da Dengue

Iracemápolis teve mais de 40 casos da doença confirmados, segundo o vereador Pedrão do Noé em um programa de rádio. Preocupação é grande até pela epidemia de Limeira, que á maior da história da cidade vizinha. Reflexos por aqui são esperados.

Falando em Rádio

A Sucesso FM, ou simplesmente a rádio de Iracemápolis, deverá passar por muitas mudanças em sua programação nos próximos meses. Novidades vem com tudo.

Bastidores Políticos

O jornalista da Gazeta de Limeira Henry Vilella, publicou em sua coluna dominical, que um político da velha guarda poderia disputar o pleito no próximo ano. Já que o assunto gerou muitos questionamentos, aproveitei uma conversa com o ex-prefeito Carioca para saber se seria ele o citado. Como bom político, Claudio Cosenza disse que atualmente não está filiado a nenhum partido, mas está esbanjando saúde e disposição. Vai dar muita pauta pras próximas reuniões.

Positivo ( + )

Após anos de expectativa, o povo receberá um esperado presente. Finalmente poderemos dizer que temos um teatro em nossa cidade. Com a inauguração do cine teatro talvez o calçadãozinho comece a ter alguma utilidade.

Negativo ( – )

O descaso com as entradas de nossa cidade. Elas precisam serem modernizadas, para servirem como um cartão de boas vindas aos visitantes, e principalmente para inflar o orgulho dos iracemapolitanos.

“Há 2 espécies de chatos: os chatos propriamente ditos e … os amigos, que são os nossos chatos prediletos.” Mario Quintana
Esta vai pra uma grande leitora deste espaço.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.