Novidades do Google


Publicado em 20 de junho de 2014

Alguns usuários não sabem ou não conhecem, mas além do Google Play existem diversas lojas de aplicativos para Android (como a da Amazon), mas apenas a primeira é distribuída junto com o sistema, o que gerou um processo por parte de outras empresas que julgam que o Google utiliza-se de práticas pouco competitivas, solicitando que a empresa abrace outros aplicativos, inclusive, da Play Store.

Paulo Trezentos, CEO da Aptoide, solicita que sites como o seu recebam a aprovação do Google, que estaria tornando “mais difícil” a instalação de aplicativos que não estão na Play Store. De acordo com ele, “outras lojas de aplicativos deveriam ser disponibilizadas no Google Play, abrindo mais opções para o usuário”. Ele ainda disse que o Chromium, navegador de código aberto da empresa no qual se baseia o Chrome, bloqueia o acesso a sites como o Aptoide.

Para Trezentos as medidas “anticompetitivas” do Google prejudicam o consumidor, com menos opções, menos concorrência e, consequentemente, preços maiores.

Porém, há um problema na lógica do CEO. Supondo-se que a Aptoide comece a ser distribuída dentro do Google Play, qualquer aplicativo que tenha intenção de ser disponibilizado nas lojas deveriam seguir as orientações da Play Store, então basicamente a distribuição de uma “loja dentro da loja” só criaria um intermediário a mais.

Google Premium

O Google estendeu os recursos premium do Google+ para os usuários dos aplicativos de celular, com mudanças notáveis nas aplicações do Google+ e Hangouts.

Michael Cai, Gerente do produto no blog oficial do Google relata: “Hoje, estamos oferecendo esses recursos premium para todo mundo. Essa mudança não vai modificar o modo com o qual você interagia antes com o Google+ ou Hangouts, mas vai permitir que você tenha acesso a muitos recursos voltados para a área de negócios que antes você não tinha”. Os recursos premium do Google+ estavam disponíveis como uma prévia anteriormente, que era ativada por administradores de TI. Mas, desde meados deste mês, os clientes do Google Apps já viram essas atualizações assim que se registraram, enquanto os outros usuários terão acesso à atualização em julho.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.